Vereadores aprovaram, por unanimidade, o Dia do Samba em Viamão




Imagem Ilustrativa.

A Câmara de Viamão aprovou nesta terça-feira (20), por unanimidade, o projeto 270/2017, de autoria do vereador Igor Bernardes (PPS), que inclui o Dia Municipal do Samba. A agenda cultural acontecerá no dia 2 de dezembro e será elaborada pelas entidades e grupos ligados a movimentos sociais associados ao samba.

Vereador Igor Bernardes (PPS).

Na justificativa, de acordo com o parlamentar, os negros africanos, trazidos para o Brasil como escravos, do século 16 até 1850, contribuíram para o desenvolvimento populacional, econômico e cultural do Brasil. “Uma das grandes contribuições na área da cultura foi a criação do samba de roda, considerada por pesquisadores e especialistas uma expressão musical, coreográfica e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira”, disse Igor Bernardes.
Além disso, o vereador enfatiza que o samba é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, sendo referência do Brasil no Exterior, não somente como um ritmo musical, mas uma tradição impregnada de cultura e história. Em outros Estados e municípios já está sendo incluída a data, conhecida nacionalmente há cerca de 50 anos.




Informações: Câmara de Vereadores de Viamão.