Ultrapassagens pelo acostamento da ERS-040 são frequentes aos finais de semana
O registro dos flagrantes foi realizado no regresso do feriado prolongado de Ano Novo

Não é preciso aguardar muito tempo para flagrar motoristas fazendo ultrapassagens indevidas pelo acostamento, principalmente entre os km 27 e 31 da ERS-040, nas localidades de Águas Claras e Morro Grande, em Viamão. O trecho concentra o comércio local e acesso à condomínios, casas e sítios da região.

A situação preocupa moradores diariamente, principalmente aos finais de semana, período em que o fluxo de veículos é intensificado.
Para Sandra Pereira, que mora em Morro Grande, o feriado do Ano Novo deixou claro os perigos da rodovia. ” Durante o inicio do feriado de final de ano, pude observar a selvageria de alguns motoristas na ERS-040, trafegando em alta velocidade no trecho onde deveria ser acostamento, e sem nenhuma fiscalização”.
Neison Bitencourt, que reside em Águas Claras, conta que passou um susto na ERS-040. ” Estava de moto e fui para o acostamento para poder atravessar a pista, uma camionete passou ultrapassando pela direita e quase me atingiu, ele deveria estar a mais de 100 km/h”.
Segundo Flávia Quinto, que possui um sítio em Águas Claras, a preocupação é grande ao entrar no asfalto. ” A estrada que vai para o nosso sítio é ao lado do acesso para a AMBEV , e neste ponto há trânsito intenso de caminhões. É preciso ter o máximo de atenção. Quase presenciamos um atropelamento de um ciclista e sua filha pequena”, relata Flávia.
As leis foram endurecidas no código de trânsito Brasileiro e quem for flagrado realizando ultrapassagem pelo acostamento ou em local proibido, o valor da multa é de R$ 957,70; e, em caso de reincidência, o valor é dobrado.