Ultrapassagens pelo acostamento da ERS-040 são frequentes aos finais de semana

O registro dos flagrantes foi  realizado no regresso do feriado prolongado de Ano Novo

acostamento040
Condutores ignoram placas de sinalização

Não é preciso aguardar muito tempo para flagrar motoristas fazendo ultrapassagens indevidas pelo acostamento, principalmente entre os km 27 e 31 da ERS-040, nas localidades de Águas Claras e Morro Grande, em  Viamão.  O trecho concentra o comércio local e acesso à condomínios, casas e sítios da região.

acostamento040c
Em cinco minutos mais de 20 veículos ultrapassaram pelo acostamento no km 31

A situação preocupa  moradores diariamente, principalmente aos finais de semana, período em que o fluxo de veículos é intensificado.

Para Sandra Pereira, que mora em Morro Grande, o feriado do Ano Novo deixou claro os perigos da rodovia.  ” Durante o inicio do feriado de final de ano, pude observar a selvageria de alguns motoristas na ERS-040, trafegando em alta velocidade no trecho onde deveria ser acostamento, e sem nenhuma fiscalização”.

Neison Bitencourt, que reside em Águas Claras, conta que passou um susto na ERS-040. ” Estava de moto e fui para o acostamento para poder atravessar a pista, uma camionete passou ultrapassando pela direita e quase me atingiu, ele deveria estar a mais de 100 km/h”.

Segundo Flávia Quinto,  que possui um sítio em Águas Claras,  a preocupação é grande ao entrar no asfalto. ” A estrada que vai para o  nosso sítio  é ao lado do acesso para a  AMBEV , e neste ponto há trânsito intenso de caminhões. É preciso ter o máximo de atenção. Quase presenciamos um atropelamento de um ciclista e sua filha pequena”, relata Flávia.

acostamento040b

As leis foram endurecidas no código de trânsito Brasileiro e quem for flagrado realizando ultrapassagem pelo acostamento ou em local proibido, o valor da multa é de R$ 957,70; e, em caso de reincidência, o valor é dobrado.