Casarão da Escola Canadá foi recuperado

Prédio, construído em 1919, ficou 25 anos em desuso.

[doptg id=”32″]


A Escola Estadual de Ensino Fundamental Canadá recebeu na última quarta-feira, 2 de julho, a entrega oficial da reforma do ‘Casarão’ de 1919. O local histórico, que era a antiga Estação Experimental da Escola de Engenharia de Porto Alegre, foi utilizado como depósito e estava há 25 anos fechado. A recuperação do prédio iniciou em setembro de 2013 e custou R$ 1,2 milhão. O investimento também incluiu melhorarias nas instalações do prédio 3 e nas linhas de distribuição de vapor da caldeira, localizada na cozinha da escola.

O ‘Casarão’ abrigará a parte administrativa e contará com um espaço dedicado à venda de produtos produzidos pela agroindústria dos alunos da escola. A reforma geral possibilitou a troca do madeiramento do telhado, das telhas, do forro, do piso e da rede elétrica e hidráulica. Além da pintura, as esquadrias foram restauradas.

A diretora Patrícia Oliveira estava emocionada e não acreditava que a obra fosse realizada. “O Estado precisava reformar este prédio, que faz parte da história da comunidade e do Rio Grande do Sul. Com esta estrutura poderemos ampliar o número de matrículas e aprimorar a apreendizagem”, concluí Patrícia.

O secretário Estadual de Educação, José Clovis Azevedo, salientou o compromisso da pasta com as escolas agrícolas. “Recentemente entregamos para a Escola Canadá um trator. As 27 escolas agrícolas estaduais estão sendo recuperadas, pois entendemos que precisamos formar bons profissionais no meio rural”, reforça Azevedo.