domingo, 23 setembro, 2018

Visita em Viamão está na programação de evento internacional de arroz orgânico




Foto: Claudio Fache l Palácio Piratini.

A 3ª Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP3 Brasil 2018), que acontece em Porto Alegre, abordará vários temas sobre o cultivo de arroz em diversos painéis e visitas a campo. O evento começou nesta terça-feira (13) e nesta sexta-feira (16) a programação culminará em uma visita ao Assentamento Filhos de Sepé, em Águas Claras – Viamão. A conferência está pela primeira vez no Brasil e as duas edições anteriores aconteceram na França e na Itália.




Atividades internas sobre diversos assuntos relacionados ao cultivo de arroz, na Assembleia Legislativa, estão sendo os destaques do evento. O Movimento Sem Terra terá dois painéis que tratarão de políticas públicas, organização social, inovação tecnológica e sistemas de cultivo. Também haverá visitas a cooperativas e agroindústrias do MST que produzem orgânicos em Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Tapes, Charqueadas e Viamão.

A visita em Viamão acontece no último dia do evento, e os participantes da conferência se deslocarão até o Assentamento Filhos de Sepé para presenciar, a partir das 8h30, a 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico. O assentamento possui a maior área plantada, aproximadamente 1.600 hectares de arroz orgânico no Estado.

A expectativa da organização é que a conferência envolva centenas de produtores, pesquisadores, estudantes e professores, além de representantes de setores do comércio e consumidores, entidades territoriais e autoridades locais. Já confirmaram presença participantes da Espanha, Estados Unidos, Uruguai e França.

Conheça um pouco sobre as propriedades que serão visitadas:

Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan)
Local: Assentamento Capela, Nova Santa Rita. Programação: Visita a unidade de beneficiamento de arroz, área de produção de arroz orgânico, criação de suínos e abatedouro.

Cooperativa de produção Agropecuária dos Assentados de Tapes (Coopat)
Local: Assentamento Lagoa do Junco, Tapes. Programação: Apresentação da cooperativa, visitação da unidade de beneficiamento de arroz, da área de produção de arroz orgânico e da agroindústria de panificados.

Cooperativa de produção Agropecuária dos Assentados de Charqueadas (Coopac)
Local: Assentamento Fazenda São Pedro, Charqueadas. Programação: Apresentação da cooperativa, visitação da área de produção de arroz orgânico e de produção de leite.

Agroindústria Vegetal da Cooperativa dos Trabalhadores Assentamentos da Região de Porto Alegre (Cootap)
Local: Assentamento Itapuí, Nova Santa Rita. Programação: Apresentação da agroindústria, visitação aos setores de recepção, de beneficiamento de frutas e vegetais, de expedição dos produtos beneficiados e de produção primária de olericolas.

Cooperativa dos Trabalhadores Assentamentos da Região de Porto Alegre (Cootap)
Local: Assentamento Integração Gaúcha, Eldorado do Sul. Programação: Apresentação da cooperativa, visitação de uma área de produção de sementes de arroz e de uma unidade de recebimento de grão, bem como aos setores que compõem a unidade: recepção da matéria prima, secagem e armazenagem de arroz orgânico.

Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agraria de Viamão (Cooperav)
Local: Assentamento Filhos de Sepé, Viamão. Programação: Apresentação da cooperativa, da agrovila do assentamento e das agroindústrias vegetal e de panificados; visitação em área de produção hortaliças e de arroz orgânicos.

Fazenda Capão Alto das Criúva
Local: Sentinela do Sul. Programação: Visita a campo e a uma agroindústria; acompanhamento de preparos biodinâmicos.

Guardião de Sementes
Local: Linha Cavalhada, Potreiro Grande, Barra do Ribeiro. Programação: Visita a propriedade e a coleção de variedades.

 

Saiba mais:

15ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico
Local: Assentamento Filhos de Sepé, Viamão, ERS 040, km 20, Viamão.
8h30 – Ato Oficial de Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico. Local: lavoura.
11h – Estudo do Contexto Brasileiro e a Defesa da Democracia e da Soberania Nacional. Expositor: João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST. Local: Comunidade Setor A.
12h – Composição da mesa e saudações de autoridades.
12h30 – Fala de representante do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico.