quarta-feira, 20 junho, 2018

Viamonenses vencem Paraolimpíada Escolar Brasileira




A superação e o desejo de vencer foram destaque no Diário de Viamão. A reportagem acompanhou um dia de treino no Clube dos Casados, no centro de Viamão. O Projeto Chuá, existe desde 2005, e fomenta a prática da natação entre crianças e jovens com deficiência física e mental do município. Emily Cannez e Derick Santos são paratletas viamonenses que trouxeram medalhas de prata, bronze e ouro nas Paraolimpíadas Escolares deste ano que aconteceu em São Paulo/SP.

Geneci Wiest é responsável por unir alguns alunos da APAE para nadarem nas piscinas do Clube dos Casados. A ideia iniciou uma rotina de esportes na vida das pessoas com deficiência. O projeto cresceu e deu tão certo que hoje não são atendidos apenas os alunos da instituição, mas sim qualquer pessoa com deficiência que queira participar. Ao total são 42 nadadores e oito atletas paraolímpicos que competem em torneios dentro e fora do Rio Grande do Sul.

Para manter o projeto, a educadora cobra uma pequena taxa das famílias e também aceita doações de todos os tipos, principalmente de tocas, maiôs, óculos e materiais de piscina, pois são insumos que deterioram muito facilmente, com a exposição diária ao cloro da piscina. O grupo acabou de receber uniformes doados pela Sinval Transportes, e todos os envolvidos no projeto estão muito agradecidos pela a ajuda.




Confira mais detalhes da reportagem do Diário de Viamão.

Leia também:

APAE e Clube dos Casados treinam atletas especiais vitoriosos