sábado, 24 fevereiro, 2018

Viamão poderá ter videomonitoramento

Instituições públicas e privadas planejam a implementação do sistema de segurança em duas regiões do município.

Videomonitoramento (2)

Crédito: Departamento de Comunicação/PMV

O videomonitoramento poderá ser uma realidade para o Centro de Viamão e a região das Augustas até o final deste ano. O sistema é uma ferramenta para inibir a ação de criminosos, utilizada por várias cidades. O serviço, que controlará por imagens as regiões 24h por dia, será acompanhado pela Prefeitura de Viamão e interligado com a Brigada Militar.

A ideia é implementar 10 ou 20 câmeras nestas duas regiões. O equipamento escolhido contará com uma tecnologia de última geração, podendo observar um local em 180º e 360º. “Estamos ainda na fase de estudo, mas a ideia é que até o final do ano as câmeras já estejam nas ruas e o circuito de infovia, com cabos de fibra ótica, em pleno funcionamento, proporcionando uma imagem com alta resolução, tanto de dia, como à noite”, explica o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto.

A iniciativa está sendo planejada pelas instituições públicas e privadas do município. OAB Viamão, Câmara de Dirigentes Lojistas, Defesa Civil de Viamão, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acivi) e Sindilojas estão apoiando o projeto. O orçamento das câmeras, do sistema de infovia, da instalação e da manutenção por um ano será apresentado na próxima reunião entre lideranças, que está agendada para o dia 13 de agosto, às 7 horas, no Gabinete do Prefeito (Av. Cel. Marcos de Andrade, 229 – Centro de Viamão).

Videomonitoramento (3)

Futuro mapa de videomonitoramento.