quarta-feira, 20 junho, 2018

Viamão é destaque no encontro nativista de cultura gaúcha nos EUA




A bandeira viamonense esteve no maior encontro de nativismo e cultura gaúcha, promovido pela Federação Norte Americana de Tradição Gaúcha. O evento aconteceu de 2 a 4 de março, em Orlando, na Flórida. O grupo Matizes e o Conjunto Folclórico Arte Nativa realizaram apresentações, juntamente com o Guri de Uruguaiana, o Cantor Joca Martins, o folclorista Rogério Bastos e a presidente da Escola do Chimarrão, Liliane Bastos.

O encontro reuniu mais de 1.000 pessoas durante os três dias. Os viamonenses do Arte Nativa além de fazerem quatro apresentações, ministraram um curso de danças gaúchas de salão coordenado pelo professor Fabio Mees e apresentaram a exposição fotográfica “De Viamão Para o Mundo”,  que reúne fotos das diversas viagens do grupo.

A Primeira “Embaixada de Viamão nos EUA”

“Eu sabia que Viamão era grande, mas não sabia que se espichava até Orlando”, disse um vivente pilchado até os dentes, passando pelo estande cedido pela Confederação de Tradicionalismo para que o grupo divulgasse o que Viamão tem de melhor. “Todos sabem das dificuldades que o poder público enfrenta no Brasil, principalmente econômicas! Então, porque não apresentar ao público do evento o que Viamão tem de melhor? E quem sabe atrair investimentos? Ou atrair o turismo para a nossa cidade?”, disse o diretor do Arte Nativa, Fabiano Maciel.

O presidente da Confederação, Vandenir de Souza, esteve duas vezes em Viamão nos últimos três meses e salienta que agora o município é parada obrigatória para ele em todas as visitas ao Brasil.





Informações: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Viamão.