sábado, 16 dezembro, 2017

Prefeitura de Viamão inaugura uma sala de aula no Quilombo Cantão das Lombas




Fonte: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Viamão.

No último sábado, dia 26 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (SME) inaugurou uma sala na Associação Remanescente Quilombo Cantão das Lombas Viamão, localizada em Morro Grande. A Prefeitura de Viamão e a Associação formalizaram a parceria, da qual possui 10 estudantes matriculados. As aulas iniciaram nesta segunda-feira, dia 28 de agosto.  A associação cedeu o local e a Prefeitura realizou reforma na sede, transformando a peça em uma sala de aula, com a colocação de forro, piso e azulejo na cozinha, bem como uma área coberta para o refeitório.

Agora, o sonho de ler e escrever da Sueli Soares da Silva, de 70 anos, está aos pouquinhos se tornando realidade. Sonhos como este são muitos por lá. Como nunca é tarde para começar a estudar. Basta ter boa vontade e isso é o que Neiva Maria Rodrigues, de 60 anos, tem de sobra. Sueli, por exemplo, quer ser advogada. Geni Soares, de 53 anos, quer fazer a carteira de motorista. Já Neiva, quer aprender a ler para pegar o ônibus correto. “É muito difícil depender de alguém para poder pegar uma linha de ônibus. Às vezes chego na parada e não tem ninguém para me dizer qual é o nome do ônibus.” O estudante mais novo era o menos entusiasmado. Guilherme Moreira, de 14 anos, não vai ter mais desculpa para não se formar, pois vai ter os seus tios como colegas de aula.

No lugarejo, conhecido como Quilombo Cantão das Lombas, remanescente das famílias Gomes e Silva, vivem 30 famílias. A professora, Juliana Boeira, também faz parte da comunidade e conhece seus novos alunos. De acordo com ela, a primeira etapa da EJA consiste na alfabetização e abrange do 1º ao 3º ano. Essa etapa será concluída em um ano. A solenidade contou com a presença do prefeito, André Pacheco, do secretário de Educação, Carlos Bennech, do secretário Geral de Governo, Nilton Magalhães, da presidente do Conselho Municipal de Educação, Índia Teixeira, da diretora da EMEF Apolinário Alves dos Santos, Valquíria Dias, à qual é anexa a sala de aula, além do presidente da Associação Remanescente Quilombo Cantão das Lombas Viamão, Edsom Abreu Silva, que também será aluno, entre outros diretores e assessores da SME.

O presidente da Associação Remanescente Quilombo Cantão das Lombas Viamão fala que este é um sonho antigo dele e que agora está se concretizando. “Eu aprendi a ler com a ajuda de um ou de outro, mas nunca tive a oportunidade de estar numa sala de aula. Agora sim, estou muito feliz por estudar como deve ser, recebendo certificado e tudo mais”, expressa Abreu Silva. Carlos Bennech expressa que só se constrói quando se acredita. “A mudança para o crescimento é muito boa. Estamos muito felizes em poder possibilitar que esta comunidade dê seus primeiros passos na educação.”

O prefeito destaca que esta é uma oportunidade para quem não conseguiu estudar anteriormente. “A educação é a base de uma sociedade. Parabéns para esta comunidade que tem muita força de vontade e quer crescer.” Depois, Pacheco assinou o termo de cooperação e realizou a entrega dos kits de materiais que os estudantes irão precisar para começar a estudar.