sábado, 16 dezembro, 2017

Prefeitura de Viamão firma parceria com Google For Education

Fonte: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Viamão.




Alunos das escolas de Viamão ganharão um reforço na prática de suas aulas. Através do sistema Google For Education, que está presente nas melhores universidades do mundo, inclusive em Harvard, Stanford e Oxford, será implantado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), de forma gradativa, na rede de ensino municipal. O programa foi apresentado, na quinta-feira (27), em Viamão, ao prefeito, André Pacheco, o secretário municipal de Educação, Carlos Bennech e assessoria pedagógica da SME. O município se juntará a outros municípios do Estado que introduziram o sistema em sua rede educacional. O Google For Education é uma série de aplicativos da empresa de serviços online e softwares americana Google que otimiza o tempo dos professores e atrai alunos para a sala de aula com o uso de chromebooks, pequenos laptops voltados para o uso em sala de aula. Seu uso é totalmente seguro, sendo construído através de filtros de conteúdo e tem mais de 70 milhões de alunos e professores usando o programa, em mais de 10 mil escolas e mais de 20 milhões de alunos que usam a plataforma do Google Sala de Aula.

O secretário da Educação de Viamão, Carlos Bennech, destaca que o projeto inicial atenderá 500 alunos, do 3º e 4º anos de quatro escolas do município, EMEF Brasília, EMEF Farroupilha, EMEF Santa Isabel e EMEF Vereador Valneri Antunes: “Queremos trazer uma sala de aula atual para dentro de Viamão, para tornar o ensino mais atrativo para as crianças. Essas plataformas são muito usadas no mercado e é preciso que os estudantes se familiarizem com essa tecnologia desde cedo, não apenas quando vão para as empresas”, destacou Bennech.

Em um apontamento preocupante, uma pesquisa do The New Work Order, divulgado pela Foundation for Young Australians (FYA), mostra que 60% dos jovens entram no mercado de trabalho em empregos que serão “radicalmente afetados pela automação”, que pode ocorrer dentro dos próximos 10 a 15 anos. Daniel Padilha Garrido, Diretor da GETEDU, relata como estar preparado para essas inovações: “Uma das coisas que o Google espera muito, é que o aluno possa realmente entrar dentro da sala de aula e sentir que o mundo que está fora da sala de aula, está dentro dela também. 60% dos alunos que hoje estão na sala de aula, são alunos que vão trabalhar em profissões que ainda não existem, esse projeto pretende preparar os alunos para o futuro”, relata o diretor.

O que é o Google for Education?

O sistema da Google é uma maneira encontrada pela Prefeitura de envolver mais os alunos com as atividades escolares. Umas das funcionalidades do programa permite aos professores o envio e correção em tempo real de atividades, sejam elas dissertativas ou objetivas. Os alunos também terão acesso a inúmeras vantagens como acompanhamento de suas notas e recebimento privado de material para alguma disciplina que tenha dificuldade. Atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizam a ferramenta, sendo 10 milhões usuários do aplicativo Classroom, sala de aula virtual onde serão postadas e programadas, pelos professores, os exercícios, provas, trabalhos e até mesmo fórum de dúvidas para os alunos.