sábado, 16 dezembro, 2017

Porto Alegre sedia Feira Estadual do Artesanato a partir desta sexta-feira




A Feira Estadual do Artesanato, com a participação de 150 artesãos de diversas regiões do RS se inicia nesta sexta-feira (8), em Porto Alegre. A proposta é promover o Artesanato como atividade profissional, na geração de trabalho e renda e também de valorização cultural, estimulando a conservação de técnicas e a autenticidade do patrimônio artesanal. A Feira ocorre na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, até o domingo (17) e pode ser visitada das 10h às 20h.

Intitulado Feira Estadual de Artesanato, Diversidade, Cultura e Identidade, o projeto é uma criação da Cooperativa dos Artesãos do Rio Grande do Sul (Cooparigs) e tem financiamento do Pró-cultura RS FAC, da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

No segmento do Artesanato, a Feira é considerada o maior evento cultural no estado e integra, além da Exposição e Comercialização de Artesanato, um conjunto de atividades, como Mostra Histórica do Artesanato no RS, Oficinas de Técnicas Artesanais gratuitas ao público interessado, Espaço Lúdico voltado para o público infantil, Seminário Estadual do Artesanato do RS e Mini Palco para atividades culturais.

As entidades e artesãos que participam do evento foram selecionados a partir de trabalhos cujos critérios apresentados evidenciam criatividade, qualidade técnica e de acabamento, iconografia regional, relevância cultural, originalidade e inovação e sustentabilidade e responsabilidade social.

“A qualidade dos produtos e as características culturais e artísticas desenvolvidas por nossos artesãos podem ser comprovadas nos 50 estandes desta grande Feira Estadual do Artesanato, que valoriza nossa cultura, inclusive com destaques étnicos e regionais”, ressalta Ivanir Argenta dos Santos, extensionista do Núcleo Social da Emater/RS-Ascar e coordenadora da área de Artesanato e Idosos da Gerência Técnica da Instituição.