quarta-feira, 20 junho, 2018

Goji berry é um superalimento

Fruta é uma novidade no país e conquista o paladar dos brasileiros.

Goji Berry desidratada.

Goji Berry desidratada.

Há milhares de anos a goji berry já era consumida pelos orientais. No Brasil, a fruta é uma novidade, mas vem conquistando e reforçando cardápios. A variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidades e polissacarídeos dão o status de superalimento.

A pouca quantidade calórica atrai muitas pessoas. Uma colher de sopa possui cerca de 50 calorias, mas os benefícios deste alimento vão muito além da balança. “O consumo rotineiro deste alimento faz um tipo de raspagem na gordura abdominal. Os resultados só serão percebidos se o alimento for consumido rigorosamente. A fruta possui alto poder energético, é rejuvenescedor e emagrecedor”, explica Jane Motta, proprietária da Bem Natural – Alimentos Funcionais.

A alta concentração de vitamina C também chama a atenção. Algumas pesquisas revelam que a cada 100 gramas de goji berry, duas gramas são de vitamina C. A fruta desidratada contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes superior que a de uma laranja. As vitaminas B1, B2 e B6 também estão presentes.

O consumo regular da fruta asiática aumenta o nível de energia, desempenho atlético, qualidade do sono, facilidade de despertar e a capacidade de se concentrar. Além disso, ajuda na redução da fadiga e do estresse. “Devido as propriedades antioxidantes, essa fruta age na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias, distúrbios da visão, do sistema neurológico e imunológico. Possui propriedades anticancerígenas e de antienvelhecimento”, destaca Jane.

O ácido graxo reduz a taxa de colesterol ruim (LDL) do sangue e os aminoácidos presentes na fruta produzem proteínas, que serão as responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez. Frutas com pigmentos vermelhos são ricas em carotenoides. Substâncias que previnem doenças do envelhecimento e protegem a pele e os olhos.

A goji berry pode ser encontrada fresca, seca e em forma de cápsulas. O recomendável é consumir de 15 a 45 gramas (ou 120 ml do suco da fruta). É possível misturar com outras frutas, saladas, sucos e iogurtes. “A goji berry deve ser preferencialmente ingerida pela manhã e antes de atividades físicas”, recomenda Jane. A fruta desidratada necessita ser consumida junto com algum líquido. Recomenda-se mergulhar a goji berry em um copo d’agua.

Colaboração: Jane Motta, proprietária da Bem Natural – Alimentos Funcionais. Endereço: ERS-040, nº19039, parada 87A. E-mail: bemnatural@ig.com.br. Curta a Fanpage da loja.