quarta-feira, 20 junho, 2018

Figueira transplantada no Parque Saint’ Hilaire é alvo de vandalismo




Crédito: Jessé Sangalli / Divulgação / CP

A figueira centenária de aproximadamente 9 metros de altura, removida em abril da ERS-040 e transplantada na Unidade de Conservação Parque Saint’ Hilaire, em Viamão, tem sido alvo de pessoas mal-intencionadas, apontam a comunidade local e técnicos da Prefeitura de Viamão. O caso está no portal R7, que destacou a importância de alguns procedimentos para que a árvore seja preservada e os relatos de vandalismo, que estão preocupando os responsáveis pela espécie.

De acordo com o biólogo Fábio Mendes, coordenador responsável pela operação de transplante da figueira, em pelo menos duas ocasiões, durante acompanhamentos de rotina, constatou-se a retirada de dois suportes que seguram a planta na posição correta. Segundo Mendes, as estacas, com mais de 5 metros de altura e cerca de 40 quilos cada uma, encontravam-se tombadas no solo.

Os suportes, chamados de tutores pelo técnico, foram recolocados e seguem sustentando a árvore, que pesa 24 toneladas. Entretanto, a prefeitura segue em alerta para qualquer alteração no local. A Prefeitura de Viamão explica que a árvore precisou ser transplantada para dar acesso à faixa azul, projeto que está sendo implantado para reduzir em 20 minutos e tempo de deslocamento até Porto Alegre.