sexta-feira, 20 abril, 2018

Cortejo Cultural reuniu dezenas de artistas em uma grande festa no centro de Viamão




Na manhã do último sábado (07), no centro de Viamão, aconteceu a 3ª edição do CORTEJO CULTURAL, uma celebração de todos os segmentos artísticos da cidade alusivo ao dia Mundial do teatro. Mais de 300 pessoas entre artistas, estudantes, professores e apreciadores das artes fizeram uma caminhada animada, colorida e com muita música ao longo da avenida principal da cidade até o Centro.
 
Idealizado e produzido pelo Espaço de Arte Viandantes, Grupo Teatral Leva Eu e Grupo Experimental de Teatro, o Cortejo Cultural, foi um dia de comemoração e reafirmação da condição de ser artista, um espaço livre para manifestações de natureza artístico-cultural, que teve como base norteadora ocupar o espaço do artista viamonense através das preposições das artes. A programação foi diversificada, com a presença de diversos grupos e artistas locais.
A mostra fotográfica apresentou os pontos turísticos de Viamão, sob o olhar do fotógrafo Anderson Goulart, apresentações de dança dos grupos da escola de dança Balady, com dança do ventre e ballet infantil, o grupo Trio Florescer apresentou as coreografias “Você é seu próprio lar” e “Nas águas de Oxum“, brincadeiras de roda com o grupo Toque de Comadre, performance musical com o grupo Tambor Falante e encerrou com uma performance do grupo Viandantes, e a esquete “Nó na garganta”, que contou com trilha ao vivo executada pelo músico Marco Binatti.
Entre uma apresentação e outra, teve ainda o discurso importante do Conselheiro Estadual de Cultura, Plínio Mósca, que prestigiou o evento e falou sobre a importância do artista na sociedade e o quanto é fundamental e imprescindível a permanência dos direitos enquanto profissão reconhecida em carteira, seja através dos graus acadêmicos ou notório saber.
O cortejo além de ser alusivo ao dia Mundial do teatro comemorou os aniversários de 104 anos da Escola Setembrina, 15 anos da rádio Santa Isabel e 10 anos do Espaço de Arte Viandantes, instituições formadoras de opinião e fomento ás artes do município. A ação contou ainda com apoio da Prefeitura de Viamão, através das Secretarias de Cultura, Educação, EPTV, Vigilância, Obras e Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, e Apoio Cultural da Artecolor Fotografia e Atelier das Letras.