sábado, 16 dezembro, 2017

Confraternização da Escola Zeferino reúne comunidade

Professores, pais e alunos assistem as apresentações dos projetos do bimestre.


Divulgação: Departamento de Comunicação/PMV

Divulgação: Departamento de Comunicação/PMV

No dia 19 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro promoveu uma noite de confraternização entre professores, pais e alunos. O intuito do encontro foi para apresentar os projetos do último bimestre.

Os pais puderam verificar o aprendizado dos filhos e prestigiar as apresentações de música, dança e teatro, preparadas pelas oficinas do programa Mais Educação. Um carreteiro, feito pelas merendeiras da escola, foi o jantar de finalização das atividades da noite.

Durante os meses de agosto e setembro os estudantes estavam trabalhando nos projetos ‘Arquitetura e Decoração’, ‘Rodeio e Doma’, ‘Mentes Psicopatas’, ‘Foguete’, ‘Areia Movediça’, entre outros. Os temas dos trabalhos apresentados foram escolhidos pelos alunos, após uma saída a campo. Inspirados, os estudantes participaram de uma atividade disparadora e iniciaram as pesquisas dos assuntos elencados.

A diretora da escola, Rosa Maria Stalivieri, salienta que a parceria com a Fundação Telefônica/Vivo ajuda a inovar a metodologia de ensino, permitindo que a instituição iniciasse o turno integral. Há períodos de aula curricular, de projeto, de oficinas, de experimentos e de tecnologia lego.

As aulas regulares, ministradas em quatro turnos, são seriadas. Os demais estudos são multisseriados, agregando os alunos por área de interesse. “O objetivo principal deste novo modelo adotado é preparar-los para o futuro. A inserção da tecnologia digital e da robótica está proporcionando um novo mundo a ser explorado, no qual eles estão despertando curiosidades e se apropriando de informações para desenvolver projetos reais”, explica Rosa.