segunda-feira, 16 julho, 2018

Concurso para a Brigada Militar e Bombeiros abrirá inscrições em fevereiro




Saíram os editais do novo concurso público para Oficiais do quadro da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros do estado do Rio Grande do Sul para 2018 (concurso Oficial BMRS). O regulamento das seleções informa que serão preenchidas 250 vagas nos quadros, sendo 200 vagas de Capitão QOEM – Polícia Ostensiva e 50 para Capitão QOEM – Bombeiro Militar.

A Fundação La Salle é quem coordena as seleções que terá ainda a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O curso Superior de Polícia Militar (CSPM) tem duração de 2 anos e será realizado na Academia de Polícia Militar (APM). A carreira exige diploma do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, idade máxima de 29 anos de idade (até o último dia de inscrição no concurso), altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino, Carteira Nacional de Habilitação em categoria “B”. O limite de idade não se aplica aos Militares Estaduais, conforme previsto no parágrafo único do art. 2º da Lei nº 12.307, de 08 de agosto de 2005.

Durante o curso de formação, o Aluno-Oficial fará jus à bolsa auxílio, indenização de fardamento, assistência à saúde, psicológica e odontológica (Lei nº 12.129/04). Após a conclusão do curso, caso aprovado, será declarado Capitão e terá remuneração de R$ 11.620,55 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Do total de vagas, há reserva de 16% para candidatos negros e pardos, que devem optar pela concorrência no ato da inscrição.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 1º de fevereiro de 2018 a 1º de março de 2018, por meio do site da Fundação La Salle – www.fundacaolasalle.org.br. A taxa será de R$ 187,77.

Os inscritos passarão por diversas etapas de avaliação, que envolvem:

– Prova Objetiva;

– Prova Discursiva;

– Prova de Títulos;

– Exame de Saúde;

– Exame de Capacitação Física;

– Exame Psicológico; composto por três etapas obrigatórias de Testagem Coletiva, Entrevista de Grupo e Entrevista Individual;

– Prova Oral.

Para a 2ª Fase (Exame de Saúde) serão convocados os candidatos aprovados na prova objetiva e discursiva até a classificação 1.200 para Oficial da Brigada e 300 para Oficial Bombeiro.

A Prova objetiva terá 80 questões sobre Língua Portuguesa (10), Direito Administrativo (10), Direito Civil (5), Direito Constitucional (10), Direito da Criança e do Adolescente (5), Legislação Aplicada a Função (5), Direito Internacional e Direitos Humanos (5), Direito Penal (10), Direito Processual Penal (10), Direito Penal Militar (5) e Direito Processual Penal Militar (5).

As provas objetiva e discursiva serão realizadas no dia 15 de abril de 2018 na cidade de Porto Alegre-RS, em locais que estarão disponíveis no dia 06 de abril pelo site da La Salle.

A validade do concurso público para convocação dos aprovados será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ainda ser prorrogado por igual período.




Edital Concurso Oficial Bombeiro-RS 2018

Edital Concurso Oficial Brigada Militar-RS 2018

Fonte: Ache Concursos