sábado, 24 fevereiro, 2018

Campeãs de vagas disponíveis, áreas Comercial e de TI sofrem para contratar




Uma situação no mínimo contraditória mostra as dificuldades de contratação em algumas áreas no Brasil. Enquanto nos setores comercial e de Tecnologia da Informação o número de vagas disponíveis é alto, a dificuldade em encontrar profissionais qualificados é igualmente grande. É o que mostra levantamento feito pela Catho com o RH de empresas no Brasil.

Os motivos para as dificuldades na contratação dessas áreas são variados. Mas o que mais impacta negativamente é a falta de habilidades técnicas. “Esse motivo não é exclusivo do Brasil. No mundo inteiro as empresas têm dificuldade em encontrar profissionais capacitados, sobretudo em algumas áreas que necessitam de conhecimento técnico específico, como é o caso de TI, por exemplo”, explica a supervisora de assessoria de carreira da Catho, Larissa Meiglin.

No entanto, uma informação chama atenção sobre as dificuldades encontradas na contratação. Segundo o levantamento, o segundo motivo que serve como entrave na hora de fechar a vaga é o não comparecimento de candidatos em entrevistas e, até mesmo, a ausência deles frente às exigências da vaga.

“As causas para o não comparecimento podem ser inúmeras: imprevistos, doenças e até mesmo desinteresse, além da insegurança dos candidatos que, quanto mais tempo ficam desempregados mais deixam de acreditar no seu potencial”, explica Meiglin.

Busca de remuneração mais alta do que a oferecida; falta de experiência e de habilidades interpessoais complementam a lista de entraves do preenchimento de uma vaga.

“É importante ressaltar que hoje em dia as empresas buscam profissionais que tenham competências técnicas aliadas às características comportamentais. Portanto, não causa estranheza nenhuma que as dificuldades encontradas pelas empresas passem por esses requisitos”, finaliza a supervisora de carreira da Catho.

 

Sobre a Catho

A Catho é o maior e mais completo site de empregos do país. São mais de 800 colaboradores que trabalham para ajudar as pessoas a se realizarem profissionalmente e as empresas a serem mais produtivas. Com uma cultura aberta à inovação, à criatividade e onde a diversidade e inclusão são estimuladas e vivenciadas de verdade, a Catho está entre as melhores empresas para trabalhar em Barueri e região, segundo o Great Place to Work (GPTW). A partir do seu site, atualmente com 230 mil vagas de emprego, a Catho promove o encontro entre candidatos e empresas, oferecendo um amplo leque de ferramentas, produtos e conteúdos.

A Catho faz parte do grupo SEEK, líder mundial no segmento de recrutamento online e a maior empresa do mundo em valor de mercado na sua área de atuação. Presente na Bolsa de Valores da Austrália, a Seek atua em países como China, Austrália, Índia, México, Indonésia, Nigéria, África do Sul, Hong Kong e Singapura.